Medicamentos imunobiológicos
O que são medicamentos imunobiológicos?
Os imunobiológicos (ou apenas biológicos) são medicamentos produzidos por células vivas. Eles são maiores e mais complexos do que medicamentos químicos comuns, como a aspirina. Drogas biológicas incluem uma ampla variedade de produtos derivados de humanos, animais ou microorganismos, usando biotecnologia.
A maioria dos imunobiológicos utilizados para tratamento de doenças autoimunes são anticorpos. Eles atuam neutralizando proteínas específicas da inflamação, inibindo a resposta inflamatória do sistema imune.
Outros exemplos de imunobiológicos são: vacinas, hormônios e proteínas recombinantes.
Medicamentos biológicos vêm se destacando no tratamento de várias doenças crônicas autoimunes e até no tratamento do câncer, sendo considerados produtos inovadores.
Por isso, o uso de imunobiológicos aumentou enormemente desde a década de 90 e o número de doenças tratadas com essa classe de medicamentos vem aumentando também. São medicamentos mais avançados e direcionados a um alvo específico, tendência da medicina do futuro.
Para quais doenças autoimunes são utilizados?
São utilizados no tratamento de diversas doenças autoimunes, como:
- Artrite reumatoide
- Espondilite anquilosante
- Artrite psoriásica
- Psoríase
- Doença de Crohn
- Retocolite ulcerativa
- Esclerose múltipla
Os biológicos são indicados quando outras linhas de tratamento foram ineficazes ou causaram efeitos colaterais, e também quando sabemos que outros medicamentos não serão tão eficazes quanto os biológicos. Esses medicamentos transformaram o modo de tratar essas doenças, melhorando em muito os desfechos clínicos e a qualidade de vida do paciente.
No que tange as doenças reumáticas, que causam muita dor e deformidades articulares, os imunobiológicos surgiram com a proposta de revolucionar a vida desses pacientes. Com o tratamento precoce e bem indicado, é possível evitar deformidades articulares e ter uma excelente qualidade de vida.
Existem riscos de usar imunobiológicos? Quais precauções devem ser tomadas e como é feito o acompanhamento médico?
Existem alguns riscos no uso dos imunobiológicos, mas lembrando que os benefícios no tratamento da doença superam em muito esses riscos.
Medicamentos biológicos utilizados para doenças autoimunes diminuem a imunidade, o que pode aumentar o risco de infecções. Quando ocorrem, são infecções leves na grande maioria dos casos.
Pacientes que irão usar biológicos devem fazer o teste tuberculínico (PPD), para investigação de tuberculose latente. Se o teste for positivo, o tratamento preventivo da tuberculose deve ser iniciado pelo menos 1 mês antes do imunobiológico.
Reações alérgicas e reações no sítio de injeção podem ocorrer, geralmente de leve intensidade. Lembrando que cada medicamento tem sua particularidade.
Pacientes que usam imunobiológicos devem ser sempre acompanhados de perto por um médico especialista.
Os imunobiológicos são administrados por injeção ou por infusão endovenosa. Precisam ser armazenados na temperatura correta (entre 2 a 8 graus) e manipulados com cuidado, pois podem sofrer degradação.
Como se dá o acesso aos imunobiológicos?
Medicamentos imunbiológicos são liberados pelo SUS para várias doenças autoimunes, como artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, doenças inflamatórias intestinais e esclerose múltipla.
Além disso, a terapia imunobiológica é de cobertura obrigatória para várias doenças autoimunes pelos planos de saúde. A cada ano que passa, novos medicamentos imunobiológicos e novas indicações são incorporadas no Rol de procedimentos da ANS.