POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS DA EMPRESA
Na YMUNITY, privacidade e segurança são prioridades e nos comprometemos com a transparência do tratamento de dados pessoais dos nossos Usuários. Por isso, esta presente Política de Privacidade estabelece como é feita a coleta, uso e transferência de informações de Usuários ou outras pessoas que acessam ou usam nossa plataforma.
Ao utilizar nossos serviços, você entende que coletaremos e usaremos suas informações pessoais nas formas descritas nesta Política, sob as normas de Proteção de Dados (LGPD, Lei Federal 13.709/2018), das disposições consumeristas da Lei Federal 8078/1990 e as demais normas do ordenamento jurídico brasileiro aplicáveis.
Dessa forma, a YMUNITY, no papel de Controladora de Dados, obriga-se ao disposto na presente Política de Privacidade.
Ao utilizar a YMUNITY, você estará efetivamente indicando a sua concordância com a Política de Privacidade e Termos de Uso. Logo, sugerimos que leia com atenção esses documentos, bem como as suas eventuais atualizações, antes de tomar a decisão de usar ou prosseguir com o uso da YMUNITY.
1. Quais dados coletamos sobre você e para qual finalidade?
Nossa Plataforma coleta e utiliza alguns de seus dados pessoais que você nos fornece diretamente, com as seguintes finalidades:
a) Identificação do Médico para gerar Relatório Médico Digital e Prescrição Eletrônica: A YMUNITY utilizará todos os dados do médico necessários para permitir a geração de Relatório Médico Digital e Prescrição Eletrônica, a fim de viabilizar a prestação dos nossos serviços. Os dados geralmente utilizados para geração desses documentos incluem: nome completo, CPF, data de nascimento, CRM, Especialidade, RQE, Endereço, Cidade, Estado, Telefone, e-mail. Outros dados pessoais incluem: dados de autenticação (login de acesso e senha)
b) Comunicações e alertas da YMUNITY: A YMUNITY poderá utilizar os seus dados de contato, incluindo e-mail e telefone, para enviar notificações, alertas e outros avisos relacionados à YMUNITY para utilização da Plataforma.
c) Aprimoramento e proteção da plataforma: A YMUNITY poderá usar os dados de utilização da plataforma, número de IP e outros dados de acesso à Plataforma para detecção de possíveis fraudes e incidentes de segurança na Plataforma. Além disso, a YMUNITY poderá utilizar os dados de navegação do browser para aprimorar a experiência do Usuário e de logs de acesso para detectar erros na Plataforma. Finalmente, podemos utilizar os dados de cadastro para conferir a veracidade das informações inseridas na Plataforma perante órgãos competentes.
d) Geração de estatísticas sobre o uso da Plataforma, para promoção da YMUNITY e desenvolvimento de novos produtos: A YMUNITY poderá usar os dados de utilização da Plataforma pelo Usuário, o que pode incluir toda e qualquer interação com a Plataforma, visualização de páginas, cliques, digitação, número total de relatórios e prescrições, interação com notificações, anúncios e funcionalidades, entre outros, com a finalidade de gerar estatísticas agregadas que não permitirão a identificação direta dos Usuários. Essas estatísticas serão utilizadas pela YMUNITY para (i) aprimorar a Plataforma, (ii) promover a YMUNITY e o uso da Plataforma perante outros Usuários e parceiros comerciais, (iii) desenvolver novos produtos baseados nas necessidades dos Usuários identificadas pela análise de tais dados estatísticos.
e) Envio de Relatório Médico Digital e Prescrição Eletrônica à Operadora de Saúde e viabilização da dispensação do tratamento: A YMUNITY manterá o Relatório Médico e Prescrição Eletrônica que você prescrever em nossos sistemas para viabilizar o seu envio à Operadora de Saúde e futura dispensação do tratamento.
Utilizaremos seus Dados Pessoais apenas para as finalidades e de acordo com as bases legais indicadas acima. Notamos que o nosso papel no tratamento de Dados Pessoais poderá ser diferente conforme os acordos comerciais inerentes a cada uma das modalidades de serviços da YMUNITY.
Periodicamente, a YMUNITY poderá solicitar que você complemente e/ou atualize seus dados, sendo certo que você sempre terá a opção de fornecê-los ou não.
2. Como coletamos os seus dados?
Nesse sentido, a coleta dos dados pessoais ocorre da seguinte forma:
através da Plataforma: www.ymunity.com.br, quando o Usuário Médico faz o seu cadastro e preenche o Relatório Médico e Prescrição Eletrônica para solicitar o tratamento do paciente junto à Operadora de Saúde.
2.1. Consentimento
É a partir do seu consentimento que tratamos os seus dados pessoais. O consentimento é a manifestação livre, informada e inequívoca pela qual você autoriza a YMUNITY a tratar seus dados.
Assim, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados, seus dados só serão coletados, tratados e armazenados mediante prévio e expresso consentimento.
O seu consentimento será obtido de forma específica para cada finalidade acima descrita, evidenciando o compromisso de transparência e boa-fé da YMUNITY para com seus Usuários, seguindo as regulações legislativas pertinentes.
Ao utilizar os serviços da YMUNITY e fornecer seus dados pessoais, você está ciente e consentindo com as disposições desta Política de Privacidade, além de conhecer seus direitos e como exercê-los.
A qualquer tempo e sem nenhum custo, você poderá revogar seu consentimento.
É importante destacar que a revogação do consentimento para o tratamento dos dados pode implicar a impossibilidade da performance adequada de alguma funcionalidade do site que dependa da operação. Tais consequências serão informadas previamente.
3. Quais são os seus direitos?
A YMUNITY assegura a seus usuários/clientes seus direitos de titular previstos no artigo 18 da Lei Geral de Proteção de Dados. Dessa forma, você pode, de maneira gratuita e a qualquer tempo:
a) Confirmar a existência de tratamento de dados, de maneira simplificada ou em formato claro e completo.
b) Acessar seus dados, podendo solicitá-los em uma cópia legível sob forma impressa ou por meio eletrônico, seguro e idôneo.
c) Corrigir seus dados, ao solicitar a edição, correção ou atualização destes.
d) Limitar seus dados quando desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação através da anonimização, bloqueio ou eliminação.
e) Eliminar seus dados tratados a partir de seu consentimento, exceto nos casos previstos em lei.
f) Revogar seu consentimento, desautorizando o tratamento de seus dados.
g) Informar-se sobre a possibilidade de não fornecer seu consentimento e sobre as consequências da negativa.
4. Como você pode exercer seus direitos de titular?
Para exercer seus direitos de titular, você deve entrar em contato com a YMUNITY através do seguinte meio disponível:
-
Meio de contato: contato@ymunity.com.br
De forma a garantir a sua correta identificação como Titular dos dados pessoais objeto da solicitação, é possível que solicitemos documentos ou demais comprovações que possam comprovar sua identidade. Nessa hipótese, você será informado previamente.
5. Como e por quanto tempo seus dados serão armazenados?
Seus dados pessoais coletados pela YMUNITY serão utilizados e armazenados durante o tempo necessário para a prestação do serviço ou para que as finalidades elencadas na presente Política de Privacidade sejam atingidas, considerando os direitos dos Titulares dos dados e dos controladores.
De modo geral, seus dados serão mantidos enquanto a relação contratual entre você, intermediado pela Operadora de Saúde ou Centro de Infusão, e a YMUNITY perdurar. Findado o período de armazenamento dos dados pessoais, estes serão excluídos de nossas bases de dados ou anonimizados, ressalvadas as hipóteses legalmente previstas no artigo 16 da lei geral de proteção de dados, a saber:
I – Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
II – Estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
III – transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei; ou
IV – Uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.
Isto é, informações pessoais sobre você que sejam imprescindíveis para o cumprimento de determinações legais, judiciais e administrativas e/ou para o exercício do direito de defesa em processos judiciais e administrativos serão mantidas, a despeito da exclusão dos demais dados.
O armazenamento de dados coletados pela YMUNITY reflete o nosso compromisso com a segurança e privacidade dos seus dados. Empregamos medidas e soluções técnicas de proteção aptas a garantir a confidencialidade, integridade e inviolabilidade dos seus dados. Além disso, também contamos com medidas de segurança apropriadas aos riscos e com controle de acesso às informações armazenadas.
6. O que fazemos para manter seus dados seguros?
Para mantermos suas informações pessoais seguras, usamos ferramentas físicas, eletrônicas e gerenciais orientadas para a proteção da sua privacidade.
Aplicamos essas ferramentas levando em consideração a natureza dos dados pessoais coletados, o contexto e a finalidade do tratamento e os riscos que eventuais violações gerariam para os direitos e liberdades do titular dos dados coletados e tratados.
Entre as medidas que adotamos, destacamos as seguintes:
a) Apenas pessoas autorizadas têm acesso a seus dados pessoais;
b) O acesso a seus dados pessoais é feito somente após o compromisso de confidencialidade;
c) Seus dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e idôneo.
A YMUNITY se compromete a adotar as melhores posturas para evitar incidentes de segurança. Contudo, é necessário destacar que nenhuma página virtual é inteiramente segura e livre de riscos. É possível que, apesar de todos os nossos protocolos de segurança, problemas de culpa exclusivamente de terceiros ocorram, como ataques cibernéticos de hackers, ou também em decorrência da negligência ou imprudência do próprio Usuário.
Em caso de incidentes de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para você ou qualquer um de nossos Usuários, comunicaremos aos afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados sobre o ocorrido, em consonância com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados.
7. Com quem seus dados podem ser compartilhados?
Tendo em vista a preservação de sua privacidade, a YMUNITY não compartilhará seus dados pessoais com nenhum terceiro não autorizado.
Existem hipóteses em que seus dados poderão ser compartilhados, que são:
I – Determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial, com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes;
II – Caso de movimentações societárias, como fusão, aquisição e incorporação, de forma automática;
III – Proteção dos direitos da YMUNITY em qualquer tipo de conflito, inclusive os de teor judicial.
7.1. Transferência internacional de dados
Alguns dos terceiros com quem compartilhamos seus dados podem ser localizados ou possuir instalações localizadas em países estrangeiros. Nessas condições, de toda forma, seus dados pessoais estarão sujeitos à Lei Geral de Proteção de Dados e às demais legislações brasileiras de proteção de dados.
Nesse sentido, a YMUNITY se compromete a sempre adotar eficientes padrões de segurança cibernética e de proteção de dados, nos melhores esforços de garantir e cumprir as exigências legislativas.
Ao concordar com essa Política de Privacidade, você concorda com esse compartilhamento, que se dará conforme as finalidades descritas no presente instrumento.
8. Alteração desta Política de Privacidade
A atual versão da Política de Privacidade foi formulada e atualizada pela última vez em: 12/01/2023.
Reservamos o direito de modificar essa Política de Privacidade a qualquer tempo, principalmente em função da adequação a eventuais alterações feitas em nosso site ou em âmbito legislativo. Recomendamos que você a revise com frequência.
Eventuais alterações entrarão em vigor a partir de sua publicação em nosso site e sempre lhe notificaremos acerca das mudanças ocorridas.
Ao utilizar nossos serviços e fornecer seus dados pessoais após tais modificações, você as consente.
9. Responsabilidade
A YMUNITY prevê a responsabilidade dos agentes que atuam nos processos de tratamento de dados, em conformidade com os artigos 42 ao 45 da Lei Geral de Proteção de Dados.
Nos comprometemos em manter esta Política de Privacidade atualizada, observando suas disposições e zelando por seu cumprimento.
Além disso, também assumimos o compromisso de buscar condições técnicas e organizativas seguramente aptas a proteger todo o processo de tratamento de dados.
Caso a Autoridade Nacional de Proteção de Dados exija a adoção de providências em relação ao tratamento de dados realizado pela YMUNITY comprometemo-nos a segui-las.
9.1 Isenção de responsabilidade
Conforme mencionado no Tópico 6, embora adotemos elevados padrões de segurança a fim de evitar incidentes, não há nenhuma página virtual inteiramente livre de riscos. Nesse sentido, a YMUNITY não se responsabiliza por:
I – Quaisquer consequências decorrentes da negligência, imprudência ou imperícia dos usuários em relação a seus dados individuais. Garantimos e nos responsabilizamos apenas pela segurança dos processos de tratamento de dados e do cumprimento das finalidades descritas no presente instrumento.
Destacamos que a responsabilidade em relação à confidencialidade dos dados de acesso é do Usuário.
II – Ações maliciosas de terceiros, como ataques de hackers, exceto se comprovada conduta culposa ou deliberada da YMUNITY.
Destacamos que em caso de incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante para você ou qualquer um de nossos Usuários, comunicaremos aos afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados sobre o ocorrido e cumpriremos as providências necessárias.
III – Inveracidade das informações inseridas pelo Usuário nos registros necessários para a utilização dos serviços da YMUNITY; quaisquer consequências decorrentes de informações falsas ou inseridas de má-fé são de inteiramente responsabilidade do Usuário.
10. Encarregado de Proteção de Dados
A YMUNITY disponibiliza os seguintes meios para que você possa entrar em contato conosco para exercer seus direitos de titular: contato@ymunity.com.br.
Caso tenha dúvidas sobre esta Política de Privacidade ou sobre os dados pessoais que tratamos, você pode entrar em contato através dos seguintes canais: e-mail (contato@ymunity.com.br) e chat bot.